Portal do Avô - home homequem somoscomo anunciarnewslettercontactos
Directório de Serviços ABR 24


Últimos Anunciantes:

Apoio Domiciliário
Lisboa

Oferta Formativa
Lisboa

Saúde & Bem-Estar
Coimbra

Apoio Domiciliário
Algés

Lares
Caldas das Taipas - Guimarães

Actividades Ocupacionais
Algés


    NOTÍCIAS



Chá verde contra envelhecimento do cérebro


Data:  02-06-2010     Fonte:  RTP



  Atraso no envelhecimento cerebral e diminuição de danos neurológicos e da perda de memória foram alguns dos resultados a que chegaram investigadores da Faculdade de Medicina do Porto, após experiências com ratinhos de laboratório.

O estudo foi coordenado por José Paulo Andrade e teve como objectivo perceber o efeito do consumo regular de chá verde nas alterações provocadas pelo envelhecimento no hipocampo, uma região do cérebro envolvida na formação da memória.

Um grupo de ratos ingeriu chá verde diariamente entre os 12 e os 19 meses de idade (aos 19 meses, os ratos já são considerados velhos). Os animais foram depois comparados com outro grupo da mesma idade que não consumiu chá verde e com ratos jovens, de controlo.

Por análise de parâmetros morfológicos, bioquímicos e comportamentais, os investigadores aferiram o grau de envelhecimento dos ratos. Com o avançar da idade, as células do sistema nervoso central acumulam lipofuscina, uma substância que resulta da incapacidade de degradação de componentes celulares e que é usada como marcador de envelhecimento.

O processo de envelhecimento está associado à ocorrência de stresse oxidativo, que causa lesões nas células cerebrais e origina redução da capacidade de aprendizagem e de memória.

Segredo está nas catequinas

O estudo mostrou que os animais que consumiram chá verde foram menos expostos ao stresse oxidativo, acumularam menor quantidade de lipofuscina e obtiveram melhores resultados nos testes de aprendizagem e memória espacial.

Os investigadores acreditam que os efeitos neuroprotectorers do chá verde na formação do hipocampo se devem à elevada concentração de catequinas na bebida. As catequinas pertencem ao grupo dos polifenóis e exercem forte actividade antioxidante.


<< Notícia anterior               Notícia 101 de 228               próxima Notícia >>


 
Informações Úteis Agenda de Eventos Publicidade

Hospitais Públicos Centros de Saúde Farmácias Serviço Emergências Associações Bibliotecas Museus Parques e Jardins Legislação Pessoas Desaparecidas
    Consulte a nossa Agenda:
AteliersCinema ConcertosExposições DançaTeatro
   Termos e Condições de Utilização                     Copyright - Portal do Avô - 2008 desenvolvido por: Bitcare