Portal do Avô - home homequem somoscomo anunciarnewslettercontactos
Directório de Serviços ABR 24


Últimos Anunciantes:

Apoio Domiciliário
Lisboa

Oferta Formativa
Lisboa

Saúde & Bem-Estar
Coimbra

Apoio Domiciliário
Algés

Lares
Caldas das Taipas - Guimarães

Actividades Ocupacionais
Algés


    NOTÍCIAS



Os palhaços não animam só as crianças…


Data:  07-07-2010     Fonte:  CCEB/Portal do Avô



  Por vezes precisamos sair "fora de portas" para conhecer projectos novos como é o caso do Projeto Baguncitos que há dois anos promove a alegria junto dos mais velhos no Brasil. Deixamos aqui o texto enviado pelos próprios, dando assim a conhecer o seu trabalho e quem sabe, gerar novas ideias para projectos em Portugal.

"Um grupo de voluntários tem realizado uma experiência no sentido de usar o palhaço como instrumento para se aproximar de idosos asilados, na cidade de São Gonçalo-RJ (Brasil). No dia 05 de julho, os Baguncitos, como são chamados, comemorarão dois anos de atividades, com uma festa no Abrigo do Cristo Redentor.

O Projeto Baguncitos trabalha no sentido de promoção da alegria e realiza um programa de organizado de visitas ao asilo. Além das visitas, o grupo estuda e debates questões sobre envelhecimento e promoção da saúde, através da música, do riso e do uso da figura e da imagem palhaçal. A iniciativa é coordenada por Leonardo Salo, mestrando em Informação e Comunicação e Saúde, pela Fundação Oswaldo Cruz.

Influenciados pelo trabalho do médico americano Hunter Patch Adams, o grupo acredita que o riso é importante, mas deve ser buscado dentro de um contexto de interação onde o mais importante valor buscado seja a construção da amizade, de uma relação entre duas pessoas.

O palhaço de hospital vem ganhando notoriedade científica, através da realização de pesquisas acadêmicas, em diversas instituições na área da saúde. Há em todo o mundo um grande número de projetos envolvendo o palhaço como promoção da saúde. Em Portugal, pode-se destacar trabalhos como o da Operação Nariz Vermelho, e no Brasil, o trabalho dos Doutores da Alegria e do grupo Roda Gigante.

Atualmente, os palhaços doutores estão procurando novos espaços de atuação. Neste sentido, há no Brasil, a iniciativa do Palhaço Matraca, que realizou um trabalho com a população de rua no Rio de Janeiro e em Niterói.

Um dos aspectos pouco explorados é o do "palhaço de asilo", que trabalha com uma perspectiva de promoção da saúde do idoso.

Recentemente, Monika Rosner, pesquisadora da Alemanha publicou da revista científica Zeitschrift für Gerontologie und Geriatrie umestudo sobre o uso do palhaço com idosos e relatando os resultados positivos desta interação."


Links sobre os assuntos citados:

http://www.springerlink.com/content/p0g58h50286428n8/
http://www.leonardosalo.com
http://www.baguncitos.org
http://www.narizvermelho.pt/
http://www.palhacomatraca.com.br/
http://rodagigante2009.blogspot.com/


<< Notícia anterior               Notícia 99 de 228               próxima Notícia >>


 
Informações Úteis Agenda de Eventos Publicidade

Hospitais Públicos Centros de Saúde Farmácias Serviço Emergências Associações Bibliotecas Museus Parques e Jardins Legislação Pessoas Desaparecidas
    Consulte a nossa Agenda:
AteliersCinema ConcertosExposições DançaTeatro
   Termos e Condições de Utilização                     Copyright - Portal do Avô - 2008 desenvolvido por: Bitcare