Portal do Avô - home homequem somoscomo anunciarnewslettercontactos
Directório de Serviços MAR 24


Últimos Anunciantes:

Apoio Domiciliário
Lisboa

Oferta Formativa
Lisboa

Saúde & Bem-Estar
Coimbra

Apoio Domiciliário
Algés

Lares
Caldas das Taipas - Guimarães

Actividades Ocupacionais
Algés


    NOTÍCIAS



Aos 104 anos ainda escreve poemas para jornal local


Data:  01-07-2008     Fonte:  Sol



  Uma idosa de Mangualde, Maria do Céu Oliveira, celebra quarta-feira 104 anos, mantendo o gosto de escrever poemas, que são publicados num jornal local, disse hoje à agência Lusa uma sua familiar.

   "A minha avó tem muita saúde. Lê e escreve perfeitamente e, ainda hoje, faz poemas para o Notícias da Beira", afirmou Adélia Azevedo, neta da aniversariante.

   Maria do Céu, que "empresta" o apelido à aldeia de Oliveira, onde reside, "sozinha, por não querer ir para casa de ninguém", é um exemplo de vivacidade, apesar da idade avançada, reconhece a família.

   "Trata de si todos os dias. E ainda há pouco tempo andou a tratar do jardim. Faz imensas coisas", garante a neta.

   Nascida em 1904, residiu sempre em Oliveira, a três quilómetros de Mangualde, tendo uma vida dedicada à agricultura - "semeava e tecia o linho", diz a neta -, à lida da casa e a cuidar dos sete filhos, cinco dos quais já faleceram.

   A longevidade da aniversariante não é, no entanto, caso único na família, já que uma irmã de Maria do Céu faleceu, há cerca de um ano e meio, com 106 anos.

   Adélia Azevedo frisa que a época da 2ª Guerra Mundial (1939-1945) foi aquela em que a Maria do Céu "passou mais dificuldades", mas que, ainda assim, a comunidade de Oliveira - hoje uma localidade com poucas dezenas de habitantes, entre as quais uma filha de Maria do Céu - sobreviveu às adversidades através da união.

   "A minha avó cozia pão uma vez por semana para as pessoas da aldeia", conta.

   Quarta-feira, os 104 anos da matriarca da família Oliveira vão ser comemorados num restaurante de Mangualde, com a presença de alguns dos seus dez netos e 12 bisnetos.


<< Notícia anterior               Notícia 214 de 228               próxima Notícia >>


 
Informações Úteis Agenda de Eventos Publicidade

Hospitais Públicos Centros de Saúde Farmácias Serviço Emergências Associações Bibliotecas Museus Parques e Jardins Legislação Pessoas Desaparecidas
    Consulte a nossa Agenda:
AteliersCinema ConcertosExposições DançaTeatro
   Termos e Condições de Utilização                     Copyright - Portal do Avô - 2008 desenvolvido por: Bitcare