Portal do Avô - home homequem somoscomo anunciarnewslettercontactos
Directório de Serviços MAR 24


Últimos Anunciantes:

Apoio Domiciliário
Lisboa

Oferta Formativa
Lisboa

Saúde & Bem-Estar
Coimbra

Apoio Domiciliário
Algés

Lares
Caldas das Taipas - Guimarães

Actividades Ocupacionais
Algés


    NOTÍCIAS



Câmara de Alfândega da Fé e Filandorra em nova produção teatral


Data:  04-10-2011     Fonte:  Notícias de Vila Real



 A população idosa de Alfândega da Fé vai assumir um papel essencial na nova produção teatral que a Filandorra – Teatro do Nordeste vai estrear, no final do mês de Novembro, em Alfândega da Fé. Trata-se da peça "À Manhã", do jovem e prestigiado escritor José Luís Peixoto.

O novo projecto, desenvolvido em estreita parceria com a autarquia, foi apresentado no dia 1 de Outubro no âmbito das Comemorações do Dia Internacional do Idoso, que se assinalaram no concelho.

Esta é a 56ª produção da companhia e vai ser apresentada no âmbito das comemorações dos 25 anos de actividade ininterrupta desta formação teatral transmontana.

"À Manhã", vai retratar o quotidiano do mundo rural transmontano, abordando, por isso, problemas como o despovoamento e envelhecimento da população. A acção desenrola-se numa aldeia envelhecida e desertificada do interior do país, cinco personagens, três mulheres e dois homens, dão corpo aos seus próprios desejos e receios, numa "viagem" pelo tempo das estações: as Primaveras e os segredos, os enganos e o Verão, os beijos nunca dados e o Outono onde se retarda o último frio.

Uma realidade que encontra paralelo em muitas das aldeias do concelho de Alfândega da Fé, daí que dos seniores do concelho se espere um contributo importante na caracterização deste universo. Por isso, a companhia vai desenvolver todo o processo de criação em regime de residência artística no concelho. Nos próximos meses a Filandorra vai "mudar-se" para Alfandega da Fé. O trabalho inicia-se já na segunda semana de Outubro (12 a 14), altura em que a companhia vai começar o trabalho de campo/pesquisa e contacto com os idosos e associações.

O objectivo será construir uma produção com a qual os idosos se identifiquem, fazendo deste projecto um veículo importante no alerta para os problemas sentidos no dia-a-dia de um concelho rural e do interior, ao mesmo tempo que se proporciona aos locais o acesso ao processo de criação e produção artística e se dá a conhecer todo o trabalho desenvolvido com o seniores do concelho.

Recorde-se que Alfândega da Fé faz parte da Rede Mundial de Cidades Amigas dos Idosos, um grupo de localidades preocupadas com o envelhecimento da população e que em conjunto traçam metas e desenvolvem projectos para proporcionar aos cidadãos um envelhecimento, participativo, activo e com qualidade.

Esta foi uma das razões que levou a companhia a escolher esta localidade para a Estreia Nacional de "À Manhã", isto a aliar ao facto de o Município ter sido o último a aderir à Rede de Curta Permanência da Filandorra, e onde está a ser executado com assinalável êxito o programa protocolado, nomeadamente a apresentação de espectáculos para a comunidade e a criação da Escola Municipal de Teatro, pela qual a Companhia é pedagógica e artisticamente responsável.


<< Notícia anterior               Notícia 39 de 228               próxima Notícia >>


 
Informações Úteis Agenda de Eventos Publicidade

Hospitais Públicos Centros de Saúde Farmácias Serviço Emergências Associações Bibliotecas Museus Parques e Jardins Legislação Pessoas Desaparecidas
    Consulte a nossa Agenda:
AteliersCinema ConcertosExposições DançaTeatro
   Termos e Condições de Utilização                     Copyright - Portal do Avô - 2008 desenvolvido por: Bitcare