Portal do Avô - home homequem somoscomo anunciarnewslettercontactos
Directório de Serviços MAR 24


Últimos Anunciantes:

Apoio Domiciliário
Lisboa

Oferta Formativa
Lisboa

Saúde & Bem-Estar
Coimbra

Apoio Domiciliário
Algés

Lares
Caldas das Taipas - Guimarães

Actividades Ocupacionais
Algés


    NOTÍCIAS



Governo cria grupo de coordenação do Ano Europeu do Envelhecimento Activo


Data:  12-12-2011     Fonte:  Público



 Para Pedro Mota Soares, é fundamental sensibilizar todas as pessoas para o envelhecimento activo.

O ministro da Solidariedade e da Segurança Social anunciou hoje a criação de uma estrutura de coordenação do Ano Europeu do Envelhecimento Activo e do Diálogo entre Gerações, assinalado em 2012, que contará com representantes de várias áreas.

O anúncio foi feito por Pedro Mota Soares no seminário Sociedade Civil e Envelhecimento - Desafios do Envelhecimento Activo e da Solidariedade entre Gerações, que está a decorrer na Casa do Artista, em Lisboa.

"O Governo está a ultimar uma resolução do Conselho de Ministros relativamente ao Ano Europeu do Envelhecimento Activo e do Diálogo entre Gerações", que deverá estar concluída esta semana, disse à Lusa o ministro, à margem do seminário.

Pedro Mota Soares adiantou que o Governo pretende que seja criada "uma pequena estrutura de coordenação deste ano que terá a Segurança Social, representantes da área do emprego, da saúde, da educação e da juventude".

"O que queremos é que uma pequena estrutura possa coordenar efectivamente todo o Ano Europeu do Envelhecimento Activo e do do Diálogo entre Gerações", explicou.

Um dos objectivos, segundo o ministro, é que esta estrutura tenha uma grande participação da sociedade civil, dos parceiros sociais e de muitas instituições que trabalham directamente nesta matéria para que seja possível, ao longo do próximo ano, recolher um conjunto de contributos que permita tomar um conjunto de decisões.

"Gostávamos de estabelecer metas e objectivos para que a resolução deste ano dê frutos que permitam tomar decisões políticas no sentido de encontrar, de uma forma muito rápida, um conjunto de medidas que nos ajudem a promover e a estimular o envelhecimento activo e o diálogo entre gerações", sustentou.

O ministro da Solidariedade salientou a importância deste tema e os "desafios" que coloca aos sistemas sociais e à área da saúde.

Para Pedro Mota Soares, é fundamental sensibilizar todas as pessoas para o envelhecimento activo, nomeadamente os jovens que deverão perceber todos os desafios que se colocam neste momento, ao país, relativamente a esta matéria.

"Gostávamos muito de trabalhar em matérias como o voluntariado, ligando o Ano Europeu do Voluntariado [assinalado este ano] com o Ano Europeu do Envelhecimento Activo e do diálogo entre gerações", acrescentou.

A noção de envelhecimento activo, definida pela Organização Mundial da saúde (OMS) e a Organização das Nações Unidas (ONU) é concebida como um processo de optimização de oportunidades de saúde, participação e segurança, para melhorara a qualidade de vida dos idosos.

A União Europeia decidiu que 2012 será o Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade entre as Gerações.


<< Notícia anterior               Notícia 34 de 228               próxima Notícia >>


 
Informações Úteis Agenda de Eventos Publicidade

Hospitais Públicos Centros de Saúde Farmácias Serviço Emergências Associações Bibliotecas Museus Parques e Jardins Legislação Pessoas Desaparecidas
    Consulte a nossa Agenda:
AteliersCinema ConcertosExposições DançaTeatro
   Termos e Condições de Utilização                     Copyright - Portal do Avô - 2008 desenvolvido por: Bitcare