Portal do Avô - home homequem somoscomo anunciarnewslettercontactos
Directório de Serviços MAR 24


Últimos Anunciantes:

Apoio Domiciliário
Lisboa

Oferta Formativa
Lisboa

Saúde & Bem-Estar
Coimbra

Apoio Domiciliário
Algés

Lares
Caldas das Taipas - Guimarães

Actividades Ocupacionais
Algés


    NOTÍCIAS



Linha do Cidadão Idoso recebeu 2682 chamadas


Data:  18-01-2012     Fonte:  Expresso



 Questões sobre saúde, maus tratos e ação social foram algumas das mais frequentes apresentadas ao serviço telefónico da Provedoria da Justiça.

A Linha do Cidadão Idoso, criada pela Provedoria da Justiça para divulgar informação sobre direitos e benefícios, recebeu no ano passado um total de 2682 chamadas, 45% das quais realizadas pelo próprio idoso.

Segundo uma nota da Provedoria, entre as questões mais colocadas (embora não conste a discriminação por percentagens) estão as referentes a problemas de saúde, apoio domiciliário, maus tratos, lares, ação social, abandono e isolamento, carências económicas, e funcionamento de serviços públicos.

Comparativamente ao ano anterior, a Linha recebeu menos 24 chamadas. Mas não ligaram só idosos. Também familiares (34,4%), amigos (7,7%) e vizinhos (7,2%) contactaram o número 800 20 35 31 para denunciarem casos do seu conhecimento. Por género, 70% dos telefonemas foram realizados por mulheres. Encaminhamento para os serviços competentes

A linha do Cidadão Idoso funciona gratuitamente nos dias úteis entre as 9.30 horas e as 17.30 horas, existindo um gravador de chamadas fora deste horário.

A provedoria esclarece que "sempre que o telefonema não seja suficiente para resolver a questão apresentada, os utentes serão encaminhados para os serviços competentes", podendo, em certas situações, ser feita uma intermediação entre os cidadãos e esses serviços.

Acrescenta a mesma nota que, no âmbito das diligências efetuadas e caso se apure que as entidades competentes "já tinham conhecimento da situação denunciada e não estavam a atuar, ou estavam a atuar, mas não de forma legal ou suficiente" será "aberto um processo formal na Provedoria de Justiça".


<< Notícia anterior               Notícia 28 de 228               próxima Notícia >>


 
Informações Úteis Agenda de Eventos Publicidade

Hospitais Públicos Centros de Saúde Farmácias Serviço Emergências Associações Bibliotecas Museus Parques e Jardins Legislação Pessoas Desaparecidas
    Consulte a nossa Agenda:
AteliersCinema ConcertosExposições DançaTeatro
   Termos e Condições de Utilização                     Copyright - Portal do Avô - 2008 desenvolvido por: Bitcare