Portal do Avô - home homequem somoscomo anunciarnewslettercontactos
Directório de Serviços MAR 24


Últimos Anunciantes:

Apoio Domiciliário
Lisboa

Oferta Formativa
Lisboa

Saúde & Bem-Estar
Coimbra

Apoio Domiciliário
Algés

Lares
Caldas das Taipas - Guimarães

Actividades Ocupacionais
Algés


    NOTÍCIAS



Censos Sénior 2012 - Identificados idosos a viverem sozinhos e isolados


Data:  16-03-2012     Fonte:  Diário do Alto Tâmega e Barroso



 Chegou ao fim a operação de recolha de dados denominada "Operação Censos Sénior 2012", direcionada aos idosos que vivem sozinhos e/ou isolados existentes na área de responsabilidade da GNR. No distrito de Vila Real, os números falam em 645 idosos nestas condições, embora a região não tenha sido toda coberta.

Nos dados fornecidos pela Guarda Nacional Republicana, dos 645 idosos identificadosno distrito de Vila Real, 542 residem sozinhos, 68 em locais isolados, enquanto 35 sozinhos e isolados. Por concelhos, Vila Real é o local com mais idosos identificados, com 146, seguido de Chaves com 63, Mondim de Basto, com 60, Mesão Frio com 55 e Peso da Régua com 49 idosos.

Os militares da GNR, através de uma "ficha de registo" recolheram dados, para efeitos de avaliação do risco e recolha de informação sobre o idoso, nomeadamente: As coordenadas GPS da residência; Se tem telefone? Se vive sozinho? Se vive isolado? Se tem família? Qual o tipo de alojamento; Qual o estado de saúde e nível de autonomia; Se tem médico de família? Se recebe apoio e qual a regularidade desse apoio.

Em termos comparativos, em 2011 tinham sido registados 1386 idosos a viver isolados e/ou sozinhos na área de responsabilidade do Comando Territorial de Vila Real, contudo, por razões que se prendem com novos formulários que exigem o contacto mais demorado com o idoso, não foi ainda possível registar a totalidade de idosos nestas condições no distrito de Vila Real, pelo que a GNR continuará a efectuar este tipo de acções.

Concelho de Valpaços tem 13 idosos a viverem isolados

A Voz de Chaves acompanhou uma manhã da Operação Census Sénior, onde os militares procuraram os idosos, fazendo-lhes companhia, registando os seus dados e deixando conselhos para que não corram perigo.

Segundo o Comandante do Comando Territorial da GNR de Chaves, capitão Jorge Costa, os militares irão "continuar a contactar estes idosos, fazendo sempre que possível passagem pelas suas residências e estando atentos a novas situações procurando actualizar estes dados".

O concelho de Chaves tem 63 idosos identificados, um a viver isolado, enquanto o concelho do Destacamento Territorial de Chaves com mais casos assinalados é o de Montalegre, com 38 idosos, um isolado. Boticas tem 26 idosos a viver sozinhos. No entanto, é em Valpaços que se registam os dados mais importantes, com 13 idosos identificados a viverem isolados, num total de 30 registados.

GNR continuará a recolher dados

"Verifica-se que existe um reduzido número de idosos a residir isolados (sem mais nenhum familiar ou outra pessoa por perto ou nas imediações) , sendo significativo o número daqueles que se encontram a residir sozinhos (embora residam no meio de um aglomerado populacional, não vivem com mais ninguém, tendo apenas visitas mais ou menos regulares de familiares)", explicou o capitão Jorge Costa.

Além da Guarda Nacional Republicana prosseguir a recolha de dados, o comandante do Destacamento Territorial de Chaves garante que os idosos já identificados continuarão a receber a visita dos militares. "A GNR, no âmbito do Programa Idosos em Segurança, efectua um policiamento de proximidade, passando com alguma regularidade junto destes idosos disponibilizar-lhe toda a atenção, ouvindo-os e aconselhando-os para os cuidados a ter relativamente a possíveis situações ou actos criminosos, transmitindo-lhes também assim um sentimento de segurança", garantiu.

De resto, segundo o capitão Jorge Costa, os idosos sentem "uma grande necessidade em partilhar com alguém as suas histórias de vida, é para eles importante que alguém se lembre da sua existência, que os ouça e lhes disponibilize alguma atenção e afecto".


<< Notícia anterior               Notícia 18 de 228               próxima Notícia >>


 
Informações Úteis Agenda de Eventos Publicidade

Hospitais Públicos Centros de Saúde Farmácias Serviço Emergências Associações Bibliotecas Museus Parques e Jardins Legislação Pessoas Desaparecidas
    Consulte a nossa Agenda:
AteliersCinema ConcertosExposições DançaTeatro
   Termos e Condições de Utilização                     Copyright - Portal do Avô - 2008 desenvolvido por: Bitcare