Portal do Avô - home homequem somoscomo anunciarnewslettercontactos
Directório de Serviços ABR 24


Últimos Anunciantes:

Apoio Domiciliário
Lisboa

Oferta Formativa
Lisboa

Saúde & Bem-Estar
Coimbra

Apoio Domiciliário
Algés

Lares
Caldas das Taipas - Guimarães

Actividades Ocupacionais
Algés


    NOTÍCIAS



Antigas escolas primárias transformadas em lares para a terceira idade


Data:  17-08-2012     Fonte:  Correio da Manhã



 Os edifícios das antigas escolas primárias de Parada e Gebelim, no concelho de Alfândega da Fé, vão ser transformados em lares para idosos, sendo esta uma forma encontrada pela autarquia para requalificar os dois imóveis.

Os projectos para estes novos equipamentos ascendem a um montante global de cerca de 800 mil euros e permitirão instalar 40 novas camas para os utentes dos lares nas duas freguesias.

"Os projectos estão concluídos, as candidaturas aprovadas, o que vai satisfazer as necessidades de duas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), de duas aldeias do concelho com uma população bastante envelhecida", disse hoje à Lusa a presidente da Câmara de Alfândega da Fé, Berta Nunes.

Segundo a autarca, o objectivo dos projectos é o de manter as pessoas mais idosas o mais próximo possível das suas famílias, para que não sejam obrigadas a deslocar-se para longe das suas raízes, e ao mesmo tempo criar alguns postos de trabalho nestas duas freguesias do concelho.

"Estes dois projectos terão ainda a vantagem de criar postos de trabalho, o que vai ajudar a fixar polução jovem em localidades onde o despovoamento é bastante acentuado, e ao mesmo tempo modificar a política para a terceira idade e não concentrar esta camada da população em grandes lares ou centros de dia ", frisou.

Segundo a autarca, no caso da terceira idade há sempre dificuldades de adaptação a novas situações por parte deste segmento da população.

"Quando colocamos um idoso num lar com muitas camas e distante dos seus familiares, podemos estar a criar um choque que muitas vezes poderá ter um impacto negativo na sua saúde", explicou a autarca, que é também médica de formação.

Do montante investido, a autarquia vai contribuir com dez por cento, cabendo a restante quantia às IPSS de cada localidade envolvidas no projecto ,sendo que parte da verba será também financiada pelo de Fundo de Compensação do Baixo Sabor.

Para além destes dois novos projectos, há ainda a pretensão de transformar a escola de Sambade num museu que acolha o espólio rural da freguesia, enquanto se estuda a possibilidade dar utilidade a todos edifícios das antigas escolas primárias concelho de Alfandega da Fé.


<< Notícia anterior               Notícia 5 de 228               próxima Notícia >>


 
Informações Úteis Agenda de Eventos Publicidade

Hospitais Públicos Centros de Saúde Farmácias Serviço Emergências Associações Bibliotecas Museus Parques e Jardins Legislação Pessoas Desaparecidas
    Consulte a nossa Agenda:
AteliersCinema ConcertosExposições DançaTeatro
   Termos e Condições de Utilização                     Copyright - Portal do Avô - 2008 desenvolvido por: Bitcare