Portal do Avô - home homequem somoscomo anunciarnewslettercontactos
Directório de Serviços ABR 24


Últimos Anunciantes:

Apoio Domiciliário
Lisboa

Oferta Formativa
Lisboa

Saúde & Bem-Estar
Coimbra

Apoio Domiciliário
Algés

Lares
Caldas das Taipas - Guimarães

Actividades Ocupacionais
Algés


    NOTÍCIAS



Receitas da vacina contra a gripe a partir de segunda-feira


Data:  01-09-2008     Fonte:  RTP



  O principal objectivo da vacina é evitar formas graves e complicações da gripe. Os portugueses podem procurar a partir de segunda-feira as receitas para a vacina contra o vírus da gripe. No entanto, a vacina só estará à venda nas farmácias no início do mês de Outubro e não é para toda a gente.

   Setembro é o mês para começar a pensar na gripe e é já a partir desta semana que começa a corrida aos médicos para garantir a prescrição de uma vacina contra o vírus.

   No entanto, com a chegada às farmácias marcada a partir de Outubro, o período de validade das receitas foi alargado e as prescrições de vacinas feitas a partir de 1 de Setembro podem ser levantadas até ao final de Dezembro.

   Trata-se do segundo ano consecutivo em que o Ministério da Saúde alarga este período para aquisição das vacinas.

   A subdirectora-geral da Saúde, Graças Freitas, defende que este alargamento da validade das receitas vai evitar rupturas temporárias de stock, bem como a ansiedade na população.

   "O ano passado correu bem, porque já foi assim em termos de programação e, como correu bem, vamos repetir", explicou esta semana Graça Freitas.

   Vacina para um grupo bem definido

   Ainda assim, não é para todos a vacina que promete um Inverno livre de gripe.

   A vacinação está particularmente aconselhada a idosos com mais de 65 anos, pessoas com patologias a nível respiratório, renal, cardíaco ou pulmonar e portadores de doenças que diminuem as defesas do organismo.

   A acrescentar a esta lista há ainda os profissionais de saúde, os prestadores de cuidados de saúde em instituições e todos os que trabalhem directamente com o abate de aves.

   No que respeita às crianças, deve ser seguida a mesma lógica em termos de grupo de risco apontada para os adultos.

   Todos os anos são vacinadas entre 1,4 e 1,5 milhões de pessoas em Portugal (15% da população), na sua maioria idosos.

   "O nosso esforço é sempre o de aumentar a percentagem de idosos vacinados. Nenhum país do Mundo chega aos 80 ou 90 por cento, mas a nossa meta é ultrapassar os 50 por cento", sublinhou a subdirectora-geral da Saúde.

   O objectivo da vacina é evitar formas graves e complicações da gripe, no sentido de reduzir a incidência da doença grave e a mortalidade prematura.

   A vacina da gripe é comparticipada e vai custar este ano entre 2 e 3 euros. Na compra sem comparticipação, os custos sobem para os 8 euros.


<< Notícia anterior               Notícia 194 de 228               próxima Notícia >>


 
Informações Úteis Agenda de Eventos Publicidade

Hospitais Públicos Centros de Saúde Farmácias Serviço Emergências Associações Bibliotecas Museus Parques e Jardins Legislação Pessoas Desaparecidas
    Consulte a nossa Agenda:
AteliersCinema ConcertosExposições DançaTeatro
   Termos e Condições de Utilização                     Copyright - Portal do Avô - 2008 desenvolvido por: Bitcare