Portal do Avô - home homequem somoscomo anunciarnewslettercontactos
Directório de Serviços ABR 24


Últimos Anunciantes:

Apoio Domiciliário
Lisboa

Oferta Formativa
Lisboa

Saúde & Bem-Estar
Coimbra

Apoio Domiciliário
Algés

Lares
Caldas das Taipas - Guimarães

Actividades Ocupacionais
Algés


    NOTÍCIAS



Projecto intermunicipal vai cuidar dos idosos do Entre Douro e Vouga


Data:  23-01-2009     Fonte:  Jornal Labor



  A região do Entre Douro e Vouga vai começar a implementar o projecto intermunicipal "Cuidar de quem cuida", que terá a duração de quatro anos e visa apoiar os "cuidadores" informais que têm a seu cargo idosos padecentes de doenças como as decorrentes de um pós-AVC ou como a doença de Alzheimer.

   A entidade promotora do projecto é a Santa Casa da Misericória de Santa Maria da Feira e os parceiros associados são as cinco câmara municipais da região – Santa Maria da Feira, S. João da Madeira, Oliveira de Azeméis, Arouca e Vale de Cambra – e entidades como os centros de saúde e as instituições ligadas às problemáticas sociais.

   O projecto foi apresentado no passado sábado, aquando da abertura da primeira edição do Mosaico Social de Santa Maria da Feira.

   Sandra Silva, da Misericórdia de Santa Maria da Feira, frisou que o objectivo final é melhorar a qualidade de vida dos idosos e das pessoas que deles cuidam e, também, incrementar a qualidade dos cuidados de saúde prestados. "O projecto é uma continuidade do trabalho dos CLAS (conselhos locais de acção social) dos cinco concelhos", sublinhou.

   A responsável salientou que os destinatários principais do "Cuidar de quem cuida" são os cuidadores informais de doentes.

   O projecto intermunicipal tem cinco linhas de acção. A saber: trabalhar a "vertente educativa" e a "carga emocional", visando melhor informar os cuidadores sobre as doenças de que padecem os seus idosos e ajudá-los a lidar com o stress e as emoções.

   A criação de uma "Bolsa de Cuidadores Formais, com formação avançada" é outro dos objectivos. Pessoas com formação em geriatria vão receber formação sobre vários tipos de demências ligadas ao envelhecimento.

   A "dinamização de redes de voluntariado", com formação disponibilizada aos aderentes, também será accionada.

   Sandra Silva informou, ainda, que serão tentadas parcerias com instituições particulares de solidariedade social (IPSS), com o objectivo de proporcionar períodos de descanso aos cuidadores. Os seus doentes serão nelas internados por curtos períodos – 15 dias ou um mês.

   O projecto prevê, finalmente, a realização de fóruns de discussão dirigidos às comunidades, que visam apresentar e representar o Projecto Intermunicipal.


<< Notícia anterior               Notícia 158 de 228               próxima Notícia >>


 
Informações Úteis Agenda de Eventos Publicidade

Hospitais Públicos Centros de Saúde Farmácias Serviço Emergências Associações Bibliotecas Museus Parques e Jardins Legislação Pessoas Desaparecidas
    Consulte a nossa Agenda:
AteliersCinema ConcertosExposições DançaTeatro
   Termos e Condições de Utilização                     Copyright - Portal do Avô - 2008 desenvolvido por: Bitcare