Portal do Avô - home homequem somoscomo anunciarnewslettercontactos
Directório de Serviços ABR 24


Últimos Anunciantes:

Apoio Domiciliário
Lisboa

Oferta Formativa
Lisboa

Saúde & Bem-Estar
Coimbra

Apoio Domiciliário
Algés

Lares
Caldas das Taipas - Guimarães

Actividades Ocupacionais
Algés


    NOTÍCIAS



Faculdade de Ciências da Saúde quer alunos a acompanharem idosos


Data:  08-02-2012     Fonte:  A.23Online



 O novo presidente da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Universidade da Beira Interior (UBI), Taborda Barata, quer lançar um projeto em que cada aluno possa acompanhar um idoso, revelou hoje o próprio à agência Lusa.

O novo responsável pela FCS foi o único candidato ao lugar, tendo recolhido a unanimidade na reunião eleitoral do conselho da faculdade, na tarde de segunda-feira.

A eleição foi desencadeada pela nomeação do anterior presidente, Miguel Castelo Branco, para presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar da Cova da Beira (CHCB).

Uma das ideias de Taborda Barata passa "por uma campanha do género: um estudante, um idoso", em que cada aluno tenha a possibilidade de monitorizar um idoso durante os últimos três anos letivos de Medicina.

O objetivo é conseguir que "o próprio idoso se sinta um pouco mais acompanhado e, por outro lado, fazer com que o aluno se sinta mais comprometido em termos sociais".

Segundo Taborda Barata, "a universidade não se pode fechar dentro de si e a UBI tem sido um exemplo de instituição sempre alerta ao meio envolvente".

Ou seja, "com a percentagem de idosos na região a aumentar e com uma conjuntura socioeconómica má, o acesso a serviços de saúde pode ser mais limitado e este apoio dos alunos pode ser importante".

A iniciativa começaria "com estudantes de unidades curriculares ligadas à Geriatria, no curso de Medicina, e contribuiria para a avaliação dos alunos", mas posteriormente seria aberta "a outros estudantes da FCS e até da universidade".

O presidente da FCS estima que a ideia possa vir a envolver, pelo menos, entre 100 a 120 alunos por ano letivo.

Taborda Barata pretende ainda apostar na internacionalização e nos cuidados de saúde familiares, para além de destacar a importância do trabalho conjunto com os hospitais da Beira Interior (Covilhã, Castelo Branco e Guarda).

Taborda Barata tem 48 anos, é natural de Coimbra, especialista em Imunoalergologia e Medicina Tropical, com doutoramento na área da Medicina Interna e Imunologia Clínica.

Integra a FCS na Covilhã desde 2000, depois de ter sido docente no Imperial College da Universidade de Londres, em Inglaterra.


<< Notícia anterior               Notícia 25 de 228               próxima Notícia >>


 
Informações Úteis Agenda de Eventos Publicidade

Hospitais Públicos Centros de Saúde Farmácias Serviço Emergências Associações Bibliotecas Museus Parques e Jardins Legislação Pessoas Desaparecidas
    Consulte a nossa Agenda:
AteliersCinema ConcertosExposições DançaTeatro
   Termos e Condições de Utilização                     Copyright - Portal do Avô - 2008 desenvolvido por: Bitcare