Portal do Avô - home homequem somoscomo anunciarnewslettercontactos
Directório de Serviços MAR 24


Últimos Anunciantes:

Apoio Domiciliário
Lisboa

Oferta Formativa
Lisboa

Saúde & Bem-Estar
Coimbra

Apoio Domiciliário
Algés

Lares
Caldas das Taipas - Guimarães

Actividades Ocupacionais
Algés


    NOTÍCIAS



Idosos aprenderam sobre cuidar das suas costas


Data:  21-01-2012     Fonte:  Oeste Online



 O tratamento precoce dos problemas da coluna possibilita que esse seja menos agressivo e que melhore substancialmente a qualidade de vida das pessoas. "É necessário alertar os mais idosos para estas questões, para que tenham uma melhor qualidade de vida", referiu Eduardo Pegado, ortopedista do Centro Hospitalar de Torres Vedras, numa sessão de esclarecimento para os alunos da Universidade Sénior das Caldas da Rainha, que teve lugar nas instalações da instituição a 12 de Janeiro.

A prevenção, diagnóstico e tratamento de dores nas costas foi o tema desta iniciativa, que surgiu no âmbito da campanha "Olhe pelas Suas Costas", promovida pela Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral.

Esta campanha tem como objectivos alertar a população para as dores nas costas, para as suas consequências na vida pessoal e profissional, e educar sobre as formas de prevenção e tratamento existentes.

O programa está a ser desenvolvido em parceria com a Associação Portuguesa de Médicos de Clínica Geral, Sociedade Portuguesa de Medicina Física e de Reabilitação, Sociedade Portuguesa de Neurocirurgia e Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia.

Com esta sessão pretendeu-se que os participantes pudessem aprender a identificar os primeiros sinais de alerta e aprender a tomar alguns cuidados para terem uma coluna mais saudável.

"A coluna não é nenhum bicho-de-sete-cabeças como se pensa. Como tudo o que faz parte do nosso corpo, tem desgaste ao longo da vida e há situações que são resolúveis", explicou Eduardo Pegado.

Há medidas que podem ser tomadas (ver caixa) de modo a que esse envelhecimento natural da coluna vertebral se processe a um ritmo mais lento e com menos consequências nefastas.

O especialista considera que é sempre difícil dar conselhos nesta matéria "porque são hábitos que não estão enraizados na nossa sociedade", como é o caso da prática rotineira de exercício físico.

Eduardo Pegado sublinhou que não são apenas as pessoas mais velhas que se devem preocupar com a sua coluna. Nos casos dos mais jovens a prática de desportos mais desgastantes, quando não há certos cuidados, podem trazer problemas ao nível das costas.

Outra questão levantada prende-se com a utilização do computador. "Não tem a ver com o tempo que passamos à frente do computador, mas sim com a forma como passamos esse tempo", referiu ortopedista. É por isso necessário ter em conta a postura que se utiliza quando estamos sentados numa secretária. "A postura correcta é sempre quando o meio da nossa cabeça está a meio da nossa bacia", explicou.

Um estudo recente indica que sete em cada dez pessoas sofrem de dores nas costas, ou seja, 72,4% da população portuguesa.

A investigação revelou que mais de 420 mil pessoas faltaram ao trabalho em 2008 devido a esta maleita. O estudo indica ainda que 31,3% dos portugueses já teve necessidade, pelo menos uma vez, de pedir baixa médica por causa das dores nas costas. As doenças que afectam a coluna representam mais de 50% das causas de incapacidade física e de ausência no trabalho em todo o mundo. Conselhos para evitar problemas nas costas

Em pé - manter um pé adiante do outro, com os joelhos discretamente flectidos, alivia a pressão sobre a sua coluna.

Sentado - sentar com os joelhos um pouco mais altos que os quadris dá um bom apoio para as costas.

Agarrar objectos mais altos – suba para um banco ou escada para alcançar objectos que estão acima do nível dos seus ombros.

Carregando objectos pesados - para as suas costas, empurrar é mais fácil que puxar. Use os seus braços e pernas para iniciar o impulso. Se precisar de levantar algo pesado, peça ajuda.

Erguendo objectos - apoie-se num joelho, com o outro pé firme no chão, o mais perto possível do objecto a ser levantado. Faça força com as pernas, não com as costas, e mantenha o objecto todo o tempo próximo do seu corpo.

Carregando coisas - dois volumes pequenos, um de cada lado, são mais fáceis de carregar que um grande. Se precisar de carregar um objecto grande, segure-o perto do corpo.

Dormindo - deitar de costas coloca 25 kg. de pressão nas suas costas. Colocar uma almofada sob os joelhos reduz esta pressão para a metade. Deitar de lado com um travesseiro entre os joelhos também ajuda.

Controle o seu peso - o peso adicional coloca em sobrecarga as suas costas. Manter 4,5kg. do seu peso ideal dá-lhe uma coluna mais saudável.

Deixe de fumar – os fumadores têm mais tendência de apresentar dor nas costas que os não fumadores, pois a nicotina diminui o fluxo de sangue para os discos, que amortecem os impactos nas vértebras.

Para as pequenas dores nas costas - trate dores pequenas com anti-inflamatórios e alongamentos leves, seguidos de uma compressa fria.


<< Notícia anterior               Notícia 27 de 228               próxima Notícia >>


 
Informações Úteis Agenda de Eventos Publicidade

Hospitais Públicos Centros de Saúde Farmácias Serviço Emergências Associações Bibliotecas Museus Parques e Jardins Legislação Pessoas Desaparecidas
    Consulte a nossa Agenda:
AteliersCinema ConcertosExposições DançaTeatro
   Termos e Condições de Utilização                     Copyright - Portal do Avô - 2008 desenvolvido por: Bitcare